A Instituição

Home / A Instituição

A ASCOMED – Associação Comunitária do Município de Medina foi fundada em 1988, está localizada no Estado de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha, mais especificamente, Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, conhecido como semiárido mineiro.

Comprometidos com a justiça por meio do combate às causas da pobreza e da promoção do desenvolvimento sustentável para famílias e suas comunidades, há 32 anos a ASCOMED vem desempenhando um papel muito importante no município, desenvolvendo projetos que contribuem para diminuição das desigualdades e com o empoderamento de crianças, adolescentes e jovens na defesa de seus direitos sociais.

É uma Entidade Beneficente de Assistência Social, que visa o bem comum e a promoção da criança, do adolescente, do jovem e suas famílias, contando com a participação e envolvimento das mesmas. Busca contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde atua, tendo como objetivo fazer com que as famílias estejam conscientes e aptas para agir e buscar iniciativas de resolução de dificuldades e melhorias de vida individual e coletiva.

Com atuação nos município de Medina e Comercinho, atende 1.102 famílias e têm inscritas no seu sistema 448 crianças de 0 a 6 anos, 967 de 7 a 14 anos e 267 jovens de 15 a 24 anos, moradores de comunidades urbanas e rurais dos municípios.

Utilizando-se de diagnósticos participativos e outros mecanismos estruturados, desenvolve serviços em 37 comunidades rurais e zona urbana das duas cidades.

Desenvolve ações de proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, redução da violência familiar e comunitária. Trabalha no incentivo e valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente e luta pela sua aplicabilidade. Presta serviços comunitário e social, fortalecendo e valorizando os vínculos familiares e comunitários como medida preferencial para busca da integração social.

Nosso planejamento é norteado pelos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e agenda 2030. Eles representam uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030. A agenda contempla um plano de ação internacional para o alcance dos 17 ODS, desdobrados em 169 metas, que abordam diversos temas fundamentais para o desenvolvimento humano, em cinco perspectivas: pessoas, planeta, prosperidade, parceria e paz.

As intervenções sociais são realizadas por meio de projetos e programas socioeducativos alinhados a PNAS – (Política Nacional de Assistência Social) e em consonância com o Marco Regulatório da Constituição Federal, Leis, Decretos e Resoluções.

Missão

Buscar a proteção e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, visando à promoção e bem estar de cada família, respeitando a individualidade familiar e comunitária através da participação e envolvimento de todos.

Visão

Ser referência no desenvolvimento de crianças em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade, para que sejam capazes de realizar melhorias em suas vidas e tenham oportunidade de se tornar jovens e adultos que contribuirão com mudanças sustentáveis e positivas nos lugares em que vivem.

Ser referência na mobilização de pessoas e instituições para que atuem na valorização, proteção e promoção dos direitos das crianças na sociedade.

Valores

Compromisso: Trabalhamos respeitando os princípios da nossa missão, comprometidos com a busca de melhorias na vida do público atendido.

Responsabilidade: Temos compromisso, honestidade e capacidade de cumprir a missão que representamos.

Respeito: Cultivamos o respeito por nós e pelos outros para que haja reconhecimento, aceitação, apreciação e valorização das qualidades do próximo e de seus direitos.

 

Ajude a transformar o futuro de crianças e famílias!

Faça uma doação

© 2020 ASCOMED